Heather Laurie Holden (Los Angeles, 17 de Dezembro de 1969) é uma atriz canadense, e estadunidense. É mais conhecida pelo papel de Marita Covarrubias em The X-Files e por trabalhar com Jim Carrey no filme The Majestic, incluindo o papel da policial Cybil Benett no filme Silent Hill, Amanda Dumfries em The Mist, Olivia Murray em The Shield e Andrea em The Walking Dead.

Nascida em Los Angeles e levada para Toronto, Holden tem dupla cidadania nos Estados Unidos e Canadá. É filha dos atores Larry Holden e Adrienne Ellis. Seus pais se divorciaram e sua mãe se casou com o diretor Michael Anderson. Seu primeiro papel foi em The Martian Chronicles (1980), quando ela interpretou a filha de Rock Hudson. É graduada na U.C.L.A e membro da National Honor Society, tem recebido a prestigiosa Natalie Wood Acting Award. Atualmente está matriculada na Universidade de Columbia, onde ela está cursando seu mestrado em Direitos Humanos.

Holden já atuou na televisão e em numerosos projetos no cinema e recebeu aclamação da crítica mundial e reconhecimento honroso por suas escolhas diversificadas e ecléticas de papéis.

No início de sua carreira, Holden fez um nome para si mesma contracenando com Burt Reynolds em Evidência Física (1989), Vanessa Redgrave em Young Catherine (1991) e William Shatner no telefilme TekWar: TekLab (1994). Ela interpretou Mabel Dunham no filme The Pathfinder (1996) (baseado no romance de James Fenimore Cooper). No palco, ela estrelou em Time and the Conways, escrito por J.B. Priestley e Conto de Inverno, baseado na peça de William Shakespeare. Outros papéis no palco incluem Regina em Fantasmas e Procne em O Amor do Rouxinol.

Depois de fazer várias aparições em Due South Murder, Assassinato por Escrito e Poltergeist: The Legacy, Holden encontrou algum sucesso em um memorável papel como Marita Covarrubias na série sci-fi Arquivo X, uma misteriosa funcionária do governo que se torna uma informante do agente especial Fox Mulder começando na quarta temporada do seriado até a última (1996–2002). Ela também teve um papel de apoio, como Maria Travis, ao lado de Michael Biehn e Ron Perlman na série de televisão baseada no clássico da MGM The Magnificent Seven (1998–2000) para a CBS. Ela teve um papel na série de televisão Highlander: The Series, como Debra Campbell.

Os papéis mais notáveis de Holden incluem Cine Majestic (2001) estrelando ao lado de Jim Carrey, do diretor Frank Darabont (descoberta por Darabont durante o desempenho no palco, em Gata em Teto de Zinco Quente). Ela recebeu elogios da crítica e elogios por seu desempenho. Em 2002, ela interpretou seu papel de Marita Covarrubias para o episódio final de Arquivo X. Ela também co-estrelou ao lado de Dean Cain, Jennifer Tilly e Tim Curry a comédia Bailey’s Billion$ (2004). Outros papéis ​incluem sucessos em Quarteto Fantástico (2005) (onde atuou como namorada de Michael Chiklis), interpretou Cybil Bennett do jogo Silent Hill na adaptação Terror em Silent Hill (2006) do diretor Christophe Gans, e co-estrelou como Amanda Dumfries junto com Marcia Gay Harden e Thomas Jane na adaptação do livro de Stephen King, O Nevoeiro (2007).

Holden foi nomeada como uma das “100 Pessoas Mais Criativas de Hollywood” na lista da Entertainment Weekly e Um dos Dez Atores Que Devem Ser Assistidos pela Variety. Ela também ganhou o “The Look of The Year” busca pela Elite de Modelos em Toronto e foi nomeada em 1996 para um Gemini Awards em Melhor Performance de uma Atriz em Papel Convidado em Série Dramática por Due South (1994).

Ela foi nomeada em 2011 para o Saturn Awards de Melhor Atriz Coadjuvante na Televisão pela série The Walking Dead. Também por seu papel na série, ela foi indicada em 2011 para o Scream Awards de Melhor Atriz Coadjuvante.

Holden é uma membro fundadora do Somaly Mam Foundation no Canadá e uma membro do conselho do Mam Somaly Fundação nos Estados Unidos.


Andrea é a irmã mais velha de Amy e uma ex-advogada de direitos civis. Andrea é inteligente, cautelosa e extremamente protetora de sua irmã mais nova, com quem não teve sempre uma relação mais próxima.

Ela passa por uma transformação significativa após a morte de Amy. Andrea é vista como uma mulher de personalidade forte e que não demonstra muito afeto por todos no grupo. Isso fica claro quando ela demonstra interesse em abandonar o coletivo e seguir pela estrada, acompanhada somente por Shane.

Ela mostra-se muito próxima de Dale, de quem se aproximou mais após a morte de sua irmã, e também de Carol, que chegou a salvar quando a fazenda de Hershel é invadida por zumbis.

Na segunda temporada, ela gradualmente se torna mais independente e aprimora suas habilidades de tiro, tendo recebido tutela por Shane. Depois de ser separada do grupo no fim da segunda temporada, Andrea é resgatada por Michonne e, mais tarde, levada por Merle para Woodbury, onde começa um relacionamento amoroso com Governador.

Ela acaba sendo pega no fogo cruzado entre o Governador e Rick e tenta melhorar as relações entre os dois grupos, mas depois se volta contra o Governador após descobrir suas verdadeiras intenções. Ela tenta alertar Rick dos planos do Governador, mas não consegue, pois ele captura-a e esconde-a, amarrada e amordaçada, em sua câmara de tortura.

O Governador dá ordens à Milton Mamet para matá-la, mas Milton ataca o Governador, que lhe desfere um golpe de faca no abdômen, ferindo-o mortalmente.

O governador decide trancá-los na sala juntos, planejando que Milton vire zumbi e mate Andrea. Ela se esforça para recuperar um par de alicates propositadamente deixado por Milton para ela livrar-se de suas amarras, no entanto, ela é mordida por Milton zumbificado. Rick, Michonne, Daryl e Tyreese chegam à câmara de tortura e descobrem Andrea mordida. Conforme seu pedido, Rick lhe entrega um revólver. Com Michonne ao seu lado, Andrea suicida-se com um tiro na cabeça.

Edição Léo Vilhena | Jornalista
Apaixonado por TWD

1 thought on “Laurie Holden é Andrea

Comments are closed.