A fotografia no cinema ou série de tv é o elemento que diz respeito à captação das imagens, por meio de filmagens em película ou utilizando câmeras digitais. Ou seja, ela abrange tudo o que se relaciona à “impressão” daquilo que será visto pelo espectador, posteriormente.

Isso quer dizer que a direção de fotografia é a área que controla o processo de construção e o registro das imagens, levando para a tela toda a atmosfera e a linguagem imaginadas na pré-produção, por meio de ferramentas técnicas como iluminação, filtros, lentes, movimentos de câmera, enquadramento, cor, exposição, etc.

Uma definição genérica seria dizer que o diretor de fotografia ou cinematógrafo é o profissional que usa a câmera e a luz para transformar o texto do roteiro em imagens. Aliás, a palavra “cinematografia” vem do grego, numa junção entre kinema (que significa “movimento”), e graphein (“gravar”).

E a fotografia do Episódio ‘A Certain Doom‘ é uma das mais espetaculares de todos os 146 episódios ja exibidos do universo de The Walking Dead (o 10×16 será o episódio 147).

Quem garante isso são os profissionais envolvidos na pós-produção e que por motivos óbvios, preferem manter o anonimato.

Para confirmar esses boatos sobre a fotogradia do 10×16, temos uma frase dita pelo genial diretor e produtor Greg Nicotero:

‘É brilhante e um dos meus favoritos de toda a franquia.’

Nos resta esperar roendo as unhas…

Saiba quando irá ao ar o EP 10×16 – Clique Aqui

Léo Vilhena | Jornalista
The Walking Dead