Andrew James Clutterbuck (Londres, 14 de setembro de 1973), mais conhecido como Andrew Lincoln, é um ator britânico mais conhecido mundialmente por seu personagem Rick Grimes, na série de TV The Walking Dead.

Lincoln, nasceu em Londres, sua mãe era uma enfermeira sul-africana e seu pai um engenheiro civil britânico. Ele cresceu em Kingston upon Hull e se mudou para Bath com a idade de dez anos. Depois de deixar a Beechen Cliff School, participou da Royal Academy of Dramatic Art (RADA), onde mudou seu nome de Clutterbuck para Lincoln. Ele fez sua primeira aparição na tela em um episódio de Drop the Dead Donkey. Seu irmão é Richard Clutterbuck que trabalha como vice-reitor na St Laurence School, em Bradford on Avon.

Em 10 de junho de 2006, casou-se com Gael Anderson, filha do músico Ian Anderson, da banda de rock Jethro Tull. A primeira filha do casal, nasceu em 10 de setembro de 2007. Em 2010, nasceu o segundo filho do casal, Arthur Clutterbuck.

Andrew fez sua primeira aparição nas telas em “Births and Deaths”, episódio de 1994 do programa Drop the Dead Donkey. Em 1995, após terminar a faculdade, lhe ofereceram o papel principal na aclamada série da BBC This Life.

Estrelou diversas produções britânicas na televisão, como The Woman in White, The Canterbury Tales e Wuthering Heights.

Em abril de 2010, Andrew Lincoln foi escalado para interpretar Rick Grimes,[9] o protagonista da série inspirada nos quadrinhos de mesmo nome, da rede AMC. Grimes é um policial do departamento do xerife, que acorda de um coma no meio de um apocalipse zumbi causado por um patógeno desconhecido. Grimes lidera um grupo de familiares e amigos na luta pela sobrevivência.

A série dramática tem os mais altos índices de audiência da história da TV a cabo, na faixa etária de 18 a 49 anos. Em 2010, Andrew assinou um contrato para mais seis anos, renegociando para mais duas temporadas.

Em novembro de 2018, Andrew deixou o elenco de The Walking Dead.


Rick Grimes é o personagem central da série. Ex-vice-xerife em King County, é um homem inteligente, atirador de elite e um bom amigo, marido e pai. Rick é um líder nato e seus companheiros sobreviventes seguem suas orientações, mesmo quando há opiniões contrárias no grupo. Sua necessidade de fazer a coisa certa e proteger aqueles que não podem se proteger o leva para longe de sua família, causando tensão em seu casamento com Lori e em sua relação com seu filho, Carl.

Suas frustrações sobre liderar seu grupo e mantê-los seguros vão mudá-lo gradualmente em um personagem mais sombrio. Seu casamento se enfraquece mais após ele descobrir que Lori manteve uma relação amorosa com Shane, seu amigo, acreditando que ele estava morto.

Em dado momento, ele mata Shane, sentindo-se ameaçado por ele. Quando a fazenda de Hershel é invadida e o grupo é forçado a abandoná-la, Rick estabelece uma liderança mais forte e impositiva, e anuncia que aqueles que não querem seguir as suas regras podem deixar o grupo.

Ele e os sobreviventes se estabelecem numa prisão, onde Lori morre durante o parto, deixando-o vulnerável e instável emocionalmente.

Rick é forçado a entrar em conflito com Governador, depois de seu grupo atacar Woodbury para resgatar Maggie e Glenn e o Governador iniciar uma perseguição por Michonne. Em certo momento, ele coloca nas mãos do grupo a decisão sobre abandonar a prisão ou permanecer nesta, e o grupo decide ficar, defendendo com sucesso a prisão. Isso resulta na fuga do Governador e seu exército e, posteriormente, na morte de Andrea.

Ainda na prisão, Rick desenvolve técnicas agrícolas para a sobrevivência dos moradores do lugar, alguns vindos de Woodbury. Após a invasão do lugar, na última batalha contra o Governador, ele foge ao lado de Carl, reencontrando-se com Michonne dias depois, e os três seguem rumo a um lugar chamado Terminus.

No caminho, Carl sofre uma tentativa de estupro por Dan, membro do grupo de Joe, que busca vingança contra Rick por ele ter matado um de seus companheiros. Ele novamente mostra-se afetado pelas mudanças ocorridas na sociedade, vista pela forma brutal como mata Joe e seu grupo. No entanto, é em Terminus que Rick mostra-se incapaz de salvar a si mesmo e seu grupo, quando eles são feitos prisioneiros pelos habitantes do lugar, que adquiriram um método de sobrevivência canibal. Ele e os outros são salvos por Carol, companheira de longa data que havia sido banida da prisão por ele próprio, e ainda reencontra sua filha, Judith, dada como morta.

Ao longo do tempo, Rick mostra-se cada vez mais meticuloso em suas relações com outras pessoas que não são de seu grupo, o que pode ser comprovado por sua relação com Padre Gabriel, depois que ele se instala em sua igreja, e nas negociações feitas com Daw Lerner, líder de um grupo que tenta a sobrevivência no hospital Grady Memorial, em Atlanta. Ele passa a acreditar que a sobrevivência é mais intensificada quando não se há um lugar certo para estadia, o que lhe coloca em tensões claras em Alexandria, onde sua líder, Deanna Monroe, adotou um estilo de sobrevivência pacífico, mas muito contestado por Rick.

Em Alexandria, Rick passa a atuar como o líder de fato do lugar, já que Deanna se mostra despreparada para as ameaças existentes no apocalipse. Em contrapartida, suas atitudes logo são questionadas por vários alexandrinos, principalmente depois da execução do médico da comunidade, Pete, e de seu envolvimento amoroso com Jessie, a viúva do médico.

Rick passa a desejar a mudança de pensamento dos sobreviventes do lugar, conquistando aliados fortes como Carol, Abraham e Denise Cloyd, mas também divergindo da opinião de pessoas muito próximas, como Daryl e Morgan. Aos poucos, Deanna vai abrindo mais espaço para as ideias de Rick, e ele se torna responsável por desviar um grande grupo de zumbis que está preso numa pedreira e que, a qualquer momento, podem chegar até Alexandria. O plano inicial não dá certo e, como esperado, os zumbis chegam à Alexandria e invadem a cidade, provocando muitas mortes, incluindo a de Deanna e Jessie.

Com o acontecimento, Rick se torna o líder absoluto da comunidade. Ele torna-se namorado de Michonne, se vê numa diferença de pensamento com Morgan e passa a ter conhecimento de outras duas comunidades de sobreviventes, Hilltop, no topo da colina, e os Salvadores, outra grande ameaça.

Edição Léo Vilhena | Jornalista
Apaixonado por TWD

Greg Nicotero dirigindo Andrew Lincoln em The Walking Dead